Em 2008, o Coletivo Educador Ipê Roxo promoveu o curso de formação de educadores e educadoras ambientais intitulado Mapeamento, Diagnóstico e Intervenção Socioambiental – Módulo I.
Para a realização do processo educativo, buscou fundamentação no MAPPEA (Mínima Aproximação Prévia para Elaboração de Programas de Educação Ambiental), que propõe um roteiro de mapeamento organizado em três eixos, num paralelo com a obra literária Os Sertões, do escritor Euclides da Cunha:
i) a terra (dados biogeofísicos do município);
ii) o homem e a mulher (dados sobre a população, organizações, espaços e estruturas educadoras); e
iii) a luta (conflitos socioambientais do território).
O Módulo I teve entre seus objetivos, além de contribuir para a formação de educadoras e educadores ambientais em Ribeirão Preto, construir o mapeamento participativo do socioambiente do município, estimular a formação de uma comunidade de aprendizagem e subsidiar as/os educandas/os para que ampliassem sua visão, percepção, análise e possibilidades de intervenção sobre o território.
Aconteceram seis aulas presenciais com freqüência quinzenal, num total de quarenta horas, e que foram somadas às 36 horas de tarefas à distância. Houveram 75 inscritos, sendo que desses, 40 pessoas participaram efetivamente.
Os conteúdos abordados procuraram aprofundar os diálogos sobre Educação Ambiental, Sociedade Sustentável e Mapeamento Socioambiental, havendo sempre o cuidado de considerar as experiências e saberes dos educandos e educandas. Nesses espaços também foram apresentadas experiências em Olhares sobre um Território por parte de atores e processos diversos (MST, Agenda 21, mapeamento do Coletivo Educador do município de São Carlos, etc.).
Durante as aulas presenciais também houve a preocupação em reservar momentos de acolhimento e integração entre os participantes, cuja intenção foi trazer à tona a singularidade e humanidade de cada um, diante da necessidade de construir um grupo que despertasse a essência “de quem eu sou”, considerando que o olhar para o território deveria considerar sua percepção como indivíduos inseridos na história e na transformação do mesmo.
A primeira metade do curso subsidiou os participantes com conteúdos e visões sobre o socioambiente para, em seguida, iniciar o trabalho prático. Divididos em grupos por afinidade aos eixos do roteiro do MAPPEA, delimitaram e efetivaram o mapeamento conforme cada tema, e os resultados foram apresentados na última aula presencial, onde cada grupo expôs seu trabalho.
A proposta final do mapeamento foi produzir um produto didático do curso que poderá, posteriormente, ser editado em diversas mídias para utilização por parte dos interessados.
Baixe aqui o vídeo do curso Mapeamento, Diagnóstico e Intervenção Socioambiental – Módulo I.
(clique nas fotos para ampliar)
.