quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Relatório final III EMEA


III EMEA - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Os diversos olhares sobre a Educação Ambiental em Ribeirão Preto

Com muita satisfação, compartilhamos os resultados deste "bom encontro" municipal de Educação Ambiental ocorrido nos dias 25 e 26 de junho de 2010, sob a organização do COLETIVO EDUCADOR IPÊ ROXO.

Em primeiro lugar, agradecemos a participação dos 130 inscritos educadores/as ambientais e aos relatos das 35 experiências locais em EA.

O III EMEA teve como objetivos:

  1. fortalecer e animar as práticas existentes no município, através da troca de experiências, com apresentação dos trabalhos em EA que acontecem nos diferentes espaços de formação;
  2. viabilizar diálogos entre os diversos atores sobre as diferentes concepções de EA;
  3. estimular a construção de uma política pública de EA em Ribeirão Preto, em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA) e com o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.

Realização: 
COLETIVO EDUCADOR DE RIBEIRÃO PRETO IPÊ ROXO

Datas: 25 e 26 de junho de 2010

Local: Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto

Instituições apoiadoras:
Agência USP de Inovação/Programa USP Recicla
Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil
ComTexto Comunicação Corporativa
ELO - Grupo de Estudos da Localidade/FFCLRP-USP
Graficor Artes Gráficas
L@IFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
MeGaia - Movimento Estudantil Gaia - Curso de Biologia/Centro Universitário Barão de Mauá
Ponto de Cultura Ilé Edé Dudú - Centro Cultural Orùnmilá
SENAC Ribeirão Preto

PRINCIPAIS RESULTADOS
1 - Conferência de abertura: O Prof. Sandro Tonso da UNICAMP deu uma clara visão da educação ambiental crítica, emancipatória e transformadora. O educador e a educadora ambiental têm que conhecer o território no qual vivem, suas desigualdades, seus conflitos, sua gente, facilitar a troca de experiências entre as pessoas, valorizar todos os saberes e construir juntos uma política municipal de EA.
Prof. Sandro Tonso

2 - Relatos de experiências: 35 iniciativas foram apresentadas em quatro grupos de trabalho denominados Pitanga/Gabiroba, Pequi, Barbatimão e Lobeira. Os temas abordados foram: 
a) EA e gestão ambiental;
b) EA no ensino formal;
c) EA e o público infantil; e
d) EA e comunidades.
Cada grupo apontou aspectos a serem fortalecidos em Ribeirão Preto, dos quais destacamos:
- formação e aprimoramento de educadores/as ambientais;
- estudos e reflexões sobre as interfaces entre a Educação Ambiental e Gestão Ambiental, muitas vezes entendidas equivocadamente pelos/as educadores/as ambientais como sinônimas, acreditando-se que isto ocorra devido à ausência de programas continuados de formação de educadores/as no município; e
- criação e manutenção de espaços para trocas de experiências -  um canal de comunicação entre os educadores e educadoras ambientais (rede) para o enraizamento da EA.
Roda de conversa

3 - Integração entre educadores e educadoras ambientais de Ribeirão Preto: O encontro permitiu diversos momentos de conversas e trocas entre os participantes. As dinâmicas iniciais, os cafés comunitários, os grupos de trabalho e o diálogo em mesas redondas foram espaços planejados para fomentar esse resultado. Além disto, obtivemos um mapeamento parcial de trabalhos desenvolvidos atualmente no município e região, identificando mudanças desde o último encontro, ocorrido em 2001.

4 - Apresentações culturais: Fazemos um agradecimento especial aos artistas - músicos de raiz João Canhoto e Paulinho, esquete teatral de Reinaldo Romero e José Marcelino e  Ponto de Cultura Ilé Edé Dudú - Centro Cultural Orùnmilá pelo enriquecimento que proporcionaram ao III EMEA.
João Canhoto e Paulinho
Esquete Cunversa di Cumpadi
Centro Cultural Orùnmilá

5 - Presença de gestores públicos: Entendemos que a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, da Coordenadora de EA do Comitê de Bacia do Pardo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e um representante da Secretaria Municipal da Educação (Casa da Ciência) aponta para que o fortalecimento da EA em Ribeirão Preto não pode ser feito sem o comprometimento destes setores.

6 - Políticas Públicas de EA: Destacamos como principal resultado do III EMEA, o fato da plenária final aprovar uma proposta de sequência à elaboração de uma política pública de Educação Ambiental específica para o município que seja construída de forma participativa e representativa, baseada nos programas e políticas PNEA, ProNEA, PEEA e Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, sob a facilitação do Coletivo Educador Ipê Roxo.