III EMEA - ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Os diversos olhares sobre a Educação Ambiental em Ribeirão
Preto
Com muita satisfação, compartilhamos os resultados deste
"bom encontro" municipal de Educação Ambiental ocorrido nos dias 25 e
26 de junho de 2010, sob a organização do COLETIVO EDUCADOR IPÊ ROXO.
Em primeiro lugar, agradecemos a participação dos 130
inscritos educadores/as ambientais e aos relatos das 35 experiências locais em
EA.
O III EMEA teve como objetivos:
- fortalecer e animar as práticas existentes no município, através da troca de experiências, com apresentação dos trabalhos em EA que acontecem nos diferentes espaços de formação;
- viabilizar diálogos entre os diversos atores sobre as diferentes concepções de EA;
- estimular a construção de uma política pública de EA em Ribeirão Preto, em conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA) e com o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.
Realização:
COLETIVO EDUCADOR DE RIBEIRÃO PRETO IPÊ ROXO
Datas: 25 e 26 de junho de 2010
Local: Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão
Preto
Instituições apoiadoras:
Agência USP de Inovação/Programa USP Recicla
Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil
ComTexto Comunicação Corporativa
ELO - Grupo de Estudos da Localidade/FFCLRP-USP
Graficor Artes Gráficas
L@IFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de
Educadores
MeGaia - Movimento Estudantil Gaia - Curso de
Biologia/Centro Universitário Barão de Mauá
Ponto de Cultura Ilé Edé Dudú - Centro Cultural Orùnmilá
SENAC Ribeirão Preto
PRINCIPAIS RESULTADOS
1 - Conferência de abertura: O Prof. Sandro Tonso da UNICAMP deu uma clara
visão da educação ambiental crítica, emancipatória e transformadora. O educador
e a educadora ambiental têm que conhecer o território no qual vivem, suas
desigualdades, seus conflitos, sua gente, facilitar a troca de experiências
entre as pessoas, valorizar todos os saberes e construir juntos uma política
municipal de EA.
Prof. Sandro Tonso |
2 - Relatos de experiências: 35 iniciativas foram apresentadas em quatro
grupos de trabalho denominados Pitanga/Gabiroba, Pequi, Barbatimão e Lobeira.
Os temas abordados foram:
a) EA e gestão ambiental;
b) EA no ensino formal;
c) EA e o público infantil; e
d) EA e comunidades.
Cada grupo apontou aspectos a serem fortalecidos em Ribeirão
Preto, dos quais destacamos:
- formação e aprimoramento de educadores/as
ambientais;
- estudos e reflexões sobre as interfaces entre a Educação
Ambiental e Gestão Ambiental, muitas vezes entendidas equivocadamente pelos/as
educadores/as ambientais como sinônimas, acreditando-se que isto ocorra devido
à ausência de programas continuados de formação de educadores/as no município;
e
- criação e manutenção de espaços para trocas de experiências
- um canal de comunicação entre os educadores e educadoras ambientais
(rede) para o enraizamento da EA.
Roda de conversa |
3 - Integração entre educadores e educadoras ambientais
de Ribeirão Preto: O encontro permitiu diversos momentos de conversas e
trocas entre os participantes. As dinâmicas iniciais, os cafés comunitários, os
grupos de trabalho e o diálogo em mesas redondas foram espaços planejados para
fomentar esse resultado. Além disto, obtivemos um mapeamento parcial de
trabalhos desenvolvidos atualmente no município e região, identificando
mudanças desde o último encontro, ocorrido em 2001.
4 - Apresentações culturais: Fazemos um
agradecimento especial aos artistas - músicos de raiz João Canhoto e Paulinho,
esquete teatral de Reinaldo Romero e José Marcelino e Ponto de Cultura
Ilé Edé Dudú - Centro Cultural Orùnmilá pelo enriquecimento que proporcionaram
ao III EMEA.
João Canhoto e Paulinho |
Esquete Cunversa di Cumpadi |
Centro Cultural Orùnmilá |
5 - Presença de gestores públicos: Entendemos que a
presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, da Coordenadora de EA do
Comitê de Bacia do Pardo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e um
representante da Secretaria Municipal da Educação (Casa da Ciência) aponta para
que o fortalecimento da EA em Ribeirão Preto não pode ser feito sem o
comprometimento destes setores.
6 - Políticas Públicas de EA: Destacamos como
principal resultado do III EMEA, o fato da plenária final aprovar uma proposta
de sequência à elaboração de uma política pública de Educação Ambiental
específica para o município que seja construída de forma participativa e
representativa, baseada nos programas e políticas PNEA, ProNEA, PEEA e Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis,
sob a facilitação do Coletivo Educador Ipê Roxo.