Sobre o curso

FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS 
AMBIENTAIS POPULARES

Curso Água, Sociedade e Natureza: 
olhares sobre os recursos hídricos de Ribeirão Preto

A água permeia todas as formas de vida no Planeta Terra. As águas doces, superficiais e subterrâneas, garantem o funcionamento dos ecossistemas continentais que dão suporte à grande maioria das atividades humanas. A degradação da qualidade e a diminuição da quantidade dessas fontes naturais é resultado de uma gestão desatenta com os recursos hídricos. Nos últimos anos, efeitos das mudanças climáticas têm contribuído para piorar o quadro de vulnerabilidade a que estamos expostos. Uma escassez hídrica já é desenho no horizonte da atualidade. 

“Para onde nos atrai o azul?”

Esta frase, do escritor Guimarães Rosa, nos inspira a realizar um novo curso de formação em educação ambiental aqui em Ribeirão Preto. Queremos mirar os conflitos socioambientais desencadeados a partir de um cenário onde a água deixa de ser um recurso natural abundante e passa a ser escasso. Que diagnóstico é possível construir, em conjunto e de modo sensato, desta situação à qual nos encontramos? Que ações podem ser identificadas para responder a este cenário? Quem são os pintores deste quadro?

Atentos e unidos, nossos olhos ganham o céu, as águas e as araras. Estamos aqui para sonhar e agir juntos!

A Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, em parceria com o Coletivo Educador Ipê Roxo e com financiamento via recursos do FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos, convida para participar deste curso os moradores e moradoras de bairros localizados na área de recarga do Aqüífero Guarani, em Ribeirão Preto, bem como pessoas que desejam obter uma formação em caráter extensionista em Educação Ambiental.

O curso terá duração de seis meses, com encontros quinzenais aos sábados, e será realizado no CEU das Artes - Centro Urbano de Artes e Esportes -, localizado à Rua Benedicto Jacinto de Souza, 285 - Jardim Florestan Fernandes, em Ribeirão Preto-SP. O início será no dia 02 de julho, com término previsto para 17 de dezembro.

As inscrições já estão abertas!

Acesse a ficha de inscrição aqui ou pessoalmente nos endereços abaixo:

- ACE Pau Brasil - Rua José Bonifácio, 59 - Centro, Ribeirão Preto-SP;
- CEU das Artes José Pedro Rotiroti - Rua Benedicto Jacinto de Souza, 330 - Jardim Florestan Fernandes, Ribeirão Preto-SP.

Dúvidas e outras informações, entre em contato via Fale Conosco.

Participe, convide amigos e amigas!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!